sábado, 29 de junho de 2013

Bootcamp 7 - Expositor do MVP

Neste bootcamp a nossa equipa trouxe, para que todos pudessem ver, um expositor exemplificativo do que poderá ser o nosso MVP (Produto Mínimo Viável) a ser mostrado aos nossos parceiros e investidores.

Este expositor mostra, muito simplificado, o que é a hidroponia e como se poderá fazer culturas na vertical.
A curiosidade sobre o nosso expositor foi geral, tanto da parte dos nossos colegas, como dos organizadores e mentores, que vinham ver e fazer perguntas, tendo tido um destaque na própria página do Facebook do Energia de Portugal.







Outros dos pontos altos deste bootcamp para a nossa equipa, foi mais uma vez subirmos ao palco para a apresentação das Lessons Learned, em que fizemos a apresentação de um video explicativo do nosso projeto.



O nosso video de apresentação


Novo elemento na equipa

 
A partir desta semana, temos um elemento novo na equipa. Chama-se Sara Teixeira, é engenheira agrónoma e tem experiência de trabalho com sistemas hidropónicos.
A Sara gostou da ideia do nosso projeto e entusiasmou-se com a possibilidade de fazer parte da nossa equipa e dar o seu contributo para que o projeto "chegue a bom porto". A formação e experiência da Sara será uma mais valia para a equipa e ela era a peça que nos faltava para tornar o projeto ainda mais sólido e credível.
 
Benvinda Sara !











Pontuação da equipa no Boot Camp 7

Após muito trabalho que temos efectuado nas ultimas semanas, conseguimos novamente regressar ao Top 10 Semanal. 





Processo de criação da Smart Urban Farm



O nosso caminho está bem identificado. São várias fases que teremos que passar até à execução plena do projeto. Até agora já temos o modelo validado e parceiros interessados, estando o programa a superar as nossas expectativas e a gerar bastante interesse por parte dos mais variados interlocutores (incluindo potenciais investidores). O plano inicial de implementação do projeto piloto, deverá por isso ser feito mais cedo do que o planeado. Estamos no bom caminho.



quinta-feira, 27 de junho de 2013

Organograma, Cadeia de Valor e Processos

Definimos o Organograma, a Cadeia de Valor e a Cadeia de Processos para Smart Urban Farm no seguinte modo:



Organograma





Diagrama de Processos

Cadeia de Valor




quarta-feira, 26 de junho de 2013

Reunião com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

 
 
Hoje tivemos uma reunião na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, com o Dr. Ricardo Amantes, responsável pelo Departamento de Gestão Imobiliária e Património e com a Teresa Gracio e Sónia Silva, responsáveis pela Sustentabilidade e Qualidade.
 
Na reunião falámos sobre a possíbilidade de podermos utilizar algum do património devoluto da Santa Casa, tal como edifícios, terrenos, propriedades, que estão neste momento sem uso e em degradação para podermos implantar a nossa unidade de produção hortícola.
 
Discutimos sobre diversas possibilidades que a Santa Casa nos poderá oferecer, e contrapartidas e acordos que eventualmente poderemos ter para beneficios de parte a parte.
 
A Santa Casa mostrou-se receptiva ao nosso projeto e ficámos de agendar nova reunião a curto prazo, para apresentarmos já uma proposta mais concreta e bem definida em termos de necessidades de espaço e estudo de viabilidade económica.
 
No entanto, ficou já debatida a questão de se pode usar um espaço que a Santa Casa possui que poderá ser dinamizado e valorizado com a Smart Urban Farm, e a intenção é na nossa próxima reunião podermos visitar o próprio local.
 


 

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Entrevistas

Umas das tarefas desta semana é continuar a fazer entrevistas aos nossos possiveis clientes. Decidimos que nos iriamos focar nas entrevistas B2B, ou seja, entrevistar gerentes ou responsáveis pelas compras de restauraantes e hoteis.
Fomos para a Doca de Santo, Alcântara e LX Factory à procura de entrevistados que pudessem responder às nossas questões para saber, efetivamente, quais os problemas que têm no abastecimento de produtos hortícolas e se o nosso projeto poderá ser uma mais valia para o seu negócio.
 





 

Blog - A viagem

O blog da Smart Urban Farm já correu vários continentes, atravessou oceanos e continentes inteiros, atravessou vários fusos horários.
Dos Estados Unidos, rompendo as aguas do oceano Atlântico, chega à Europa: Reino Unido, Holanda, Alemanha, Dinamarca e Eslováquia. Segue o seu caminho ainda para mais para o leste e encontra-se com a Letónia e a Ucrânia. Sempre em viagem pela Rússia, chega a Singapura e termina na Indonésia.  



sábado, 22 de junho de 2013

Boot Camp 6

Hoje a equipa foi surpreendida por uma noticia que vinha no jornal Expresso. Uma entrevista com o Guru da hidroponia.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Produto minímo viável

A Smart Urban Farm tem o prazer de apresentar o seu produto mínimo viável.

Este é o nosso primeiro protótipo de produto. Uma entrega ao domicílio ou "em mãos" na nossa unidade produtiva dos nossos produtos hortícolas, com a máxima frescura, de qualidade superior e produzidos quando quiser e na quantidade que mais convier.

Que tal? Acha que comprava? Satisfazia as suas necessidades?

Diretamente para a sua cozinha...

Produtos frescos acabados de colher...


Prontos a serem cozinhados e deliciados.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

A/B Testing e Campanha AdWords

Após algum trabalho com alguns recuos e avanços, deu-se finalmente hoje ao inicio oficial da campanha.

Apresentamos dois tipos de anúncios, onde cada um está segmentado para um tipo de cliente especifico, de modo que se possa fazer o chamado A/B Testing.

Podem seguir as Landing Pages através dos seguintes links:


Landing Page A




Landing Page B


Reunião com a Mainside


No passado dia 7 a equipa teve uma reunião com a empresa Mainside, na sua sede na rua de S. Paulo, em Lisboa. Esta empresa é uma empresa de investimentos e que tem uma parceria com a LX Factory, a nível de gestão, entre outros projetos, nomeadamente na cidade de Lisboa.

A conversa centralizou-se à volta do novo projeto da LX Factory, no qual a Mainside vai ter a responsabilidade da gestão do espaço, que se trata da requalificação do Hospital do Desterro.

Está previsto neste espaço haver vários polos de desenvolvimento, nomeadamente existe a ideia de construir uma estufa como espaço experimental para o cultivo de produtos vegetais e centro de aprendizagem e observação nesta área .

Falou-se de uma eventual colaboração da Smart Urban Farm com a Mainside, com uma prestação de serviços técnicos da nossa parte.

Este é um projeto inovador e que vai de encontro à filosofia e interesses da Smart Urban Farm, pois alia reconversão de espaços com o cultivo urbano.

Ficámos de agendar outra reunião mais à frente quando o nosso modelo de negócio estiver mais solidificado e quando a Mainside tiver também mais bem definida a sua estatégia de gestão do espaço.
Se quiserem mais informações, podem ler os artigos em baixo. 

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Fontes de receitas, modelos de pricing, valor do ciclo de vida e custo de aquisição de cliente.


As fontes de receita que a Smart Urban Farm deverá ter serão:
  • Transação de produtos hortícolas;
  • Aluguer de espaço aos clientes para cultivo dos seus próprios produtos, sendo que a produção será da responsabilidade da Smart Urban Farm.

O modelo de pricing deverá ser um preço baseado no valor (o preço vai ser calculado tendo em conta o valor percebido pelo cliente), já que a intensão mais relevante será produzir produtos premium ou que sejam mais dificeis de encontrar no mercado.

O Valor do Ciclo de Vida (VCV) permite-nos saber qual o valor médio de cada cliente para o nosso modelo de negócio. Por outro lado, o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) corresponde ao custo médio associado à "activação" de cada cliente. O objectivo final é que o VCV seja superior ao CAC.

Para o nosso modelo negócio os resultados foram os seguintes:
  
CUSTO DE AQUISIÇÃO DE CLIENTE NOVO

=Custo vendas & Marketing / Nº de Clientes novos

Período = 1 ano
Nº de clientes novos = 2000
Custo de Vendas & Marketing num ano = 160 000€ (Salários=100 000€+Marketing=60 000€)

CAC = Custo de aquisição de cliente novo  = 160 000€ / 2000 = 80€

VALOR DE CICLO DE VIDA DE CLIENTE
= Receita média cliente x duração média  (1/tx atrito)
Duração = 1 ano
Clientes novos = 2000
Receita  anual = 200 000€

Receita média anual por cliente = 20000/2000 =  100€ (receita média de cliente)
Taxa de atrito (taxa de desistência de clientes) = 20%
VCV = Valor do ciclo de vida do cliente – 100€ x 1/0,2 = 500€
 
 Comprova-se que no nosso modelo de negócio o VCV é superior ao CAC.
 
 

domingo, 16 de junho de 2013

Reunião com Walter Palma

No último bootcamp solicitámos ao mentor Walter Palma uma reunião de troca de impressões sobre o nosso projeto e alguma orientação em dúvidas que ainda existem, em relação à melhor direcção a tomar neste momento.
 
A conversa com o Walter foi bastante interessante, tendo saído daí algumas premissas sobre as quais vamos refletir, apesar de já estarmos a trabalhar em algumas, das quais enumeramos algumas:
  • Focarmo-nos no segmento B2B no que respeita a restaurantes gourmet e cadeias de hotéis de luxo e em produtos premium;
  • Criar uma unidade piloto numa zona de Lisboa pública para, numa primeira fase testar a aceitação do público à ideia;
  • Indicou-nos o contacto de algumas pessoas que nos poderão facilitar a ligação com instituições públicas que têm património ao abandono e que poderão ser nossas parceiras.
 
 
 

sábado, 15 de junho de 2013

5º Bootcamp

Este foi o bootcamp onde falámos de fontes de receitas e definição de preços de produto.

Ao fazermos um exercício sobre as fontes de receitas, chegámos à conclusão que poderão ser duas:
a transacção e o aluguer de espaço.

Calculámos no nosso valor do ciclo de vida do cliente e o custo de aquisição de clientes, e subimos ao palco para apresentarmos os nossos valores.



Hoje a sessão foi conduzida pela Karina, na ausência do António Lucena de Faria, que no falou também de produto minimo viável.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Resultados das sondagens

No final desta 4 semana de "Energia de Portugal", a Smart Urban Farm já consegue apresentar algumas estatísticas para as perguntas que está a fazer nas sondagens, para começar a tirar algumas conclusões sobre a sua proposta de valor e relações com o cliente.

As sondagens, até agora, têm sido respondidas e focadas, na sua maioria, para o segmento de clientes particulares, ao contrário das entrevistas que são mais focadas para o segmento Horeca.

Aqui está um resumo das conclusões estatísticas das nossas sondagens até agora.





84% acha importante ou muito importante o consumo de produtos hortícolas biológicos.

92% acha vantajoso uma proximidade física e um relacionamento pessoal com o produtor.

93% acha importante ou muito importante a entrega ao domicilio.

85% acha vantajoso aceder a uma plataforma web/mobil.

domingo, 9 de junho de 2013

Sondagens

As nossas sondagens já estão "online".
Esta é uma das ferramentas que vamos usar para testar várias das nossas hipóteses, principalmente o segmento de clientes, os canais e a proposta de valor.




Vamos lá responder ao nosso questionário!
É só ir ao link:

https://docs.google.com/forms/d/1b6GeOD1WQQnPZ51G3SVL4qAjGSTpYb509WAYljB5oJY/viewform


Deve de haver por aí muita gente que compra produtos hortícolas regularmente...?!

sábado, 8 de junho de 2013

4º Bootcamp

Hoje, no bootcamp, falámos de canais e relações que pensamos ter com os nossos clientes. Este aspeto é muito importante quando queremos ter a atenção e fidelização dos nossos clientes.
 
É necessário criar interesse pelo nosso projeto nas comunidades relacionadas com hidroponia, agricultura, transformação e consumo de produtos hortícolas (como por exemplo restaurantes), nomeadamente de produtos biológicos e produtos de alta qualidade.
 
Neste momento estamos a começar a criar essa relação através de ferramentas como a nossa página de Facebook, do nosso site e das nossas LandingPages.
 
Em paralelo, estamos a testar as hipóteses de canais diretos, como venda direta ao público e entrega ao domicílio (canal preferencial numa primeira fase), e canais indiretos, como uma plataforma web/mobil, que facilitaria a relação cliente/produtor.
 
Nesta bootcamp também atualizámos o nosso quadro de validações de hipóteses.
 
 

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Landing Page


As Landing Pages são ferramentas web que servem para activar a relação com os potenciais compradores sendo uma métrica importante no desenvolvimento do modelo de negócio.

Neste momento, a Landing Page que promovem a Smart Urban Farm já está activa!

É este o link: http://smarturbanfarm-pt.kickoffpages.com/



quarta-feira, 5 de junho de 2013

Curvas de Valor

Criámos a nossa curva de valor, em que comparamos o projeto Smart Urban Farm com a Agricultura convencional e com a Agicultura hidropónica rural.
Vejam no que é que nos distinguimos e o que fazemos melhor que os nossos concorrentes.

sábado, 1 de junho de 2013

3º Bootcamp

No 3º Bootcamp falámos sobre a proposta de valor que podemos apresentar aos nossos clientes.
Este é um dos fatores de diferenciação que deverá tornar uma empresa distinta das suas concorrentes.
Aprendemos que não podemos fazer tudo melhor do que os nosso concorrentes, temos também que ser pior do que os outros em alguns atributos.


 
Definimos os atributos mais importantes a serem comparados com os nossos concorrentes e fizemos as nossa curvas de valor, sendo o momento alto do dia a nossa subida ao palco para apresentar a curva de valor da "Smart Urban Farm".
 
 
 

Apresentação de Bruno Lopes

Bruno Lopes, da empresa WhiteKube, é o orador convidado para este terceiro bootcamp. Veio falar de marketing digital aos presentes.



Top 10 da Semana 2

A equipa ficou classificada no Top 10 da Semana 2


Mapas de empatia e personas


Esta semana foi dedicada a conhecermos os nossos clientes, a perceber quem são, o que sentem, o que pensam, para que possamos avaliar melhor o que lhes podemos oferecer. Para isso usámos como ferramentas de trabalho os mapas de empatia e a descrição das personas com o seu "A-day-in-a-life".

Mapas de empatia





                                                 Personas