segunda-feira, 17 de junho de 2013

Fontes de receitas, modelos de pricing, valor do ciclo de vida e custo de aquisição de cliente.


As fontes de receita que a Smart Urban Farm deverá ter serão:
  • Transação de produtos hortícolas;
  • Aluguer de espaço aos clientes para cultivo dos seus próprios produtos, sendo que a produção será da responsabilidade da Smart Urban Farm.

O modelo de pricing deverá ser um preço baseado no valor (o preço vai ser calculado tendo em conta o valor percebido pelo cliente), já que a intensão mais relevante será produzir produtos premium ou que sejam mais dificeis de encontrar no mercado.

O Valor do Ciclo de Vida (VCV) permite-nos saber qual o valor médio de cada cliente para o nosso modelo de negócio. Por outro lado, o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) corresponde ao custo médio associado à "activação" de cada cliente. O objectivo final é que o VCV seja superior ao CAC.

Para o nosso modelo negócio os resultados foram os seguintes:
  
CUSTO DE AQUISIÇÃO DE CLIENTE NOVO

=Custo vendas & Marketing / Nº de Clientes novos

Período = 1 ano
Nº de clientes novos = 2000
Custo de Vendas & Marketing num ano = 160 000€ (Salários=100 000€+Marketing=60 000€)

CAC = Custo de aquisição de cliente novo  = 160 000€ / 2000 = 80€

VALOR DE CICLO DE VIDA DE CLIENTE
= Receita média cliente x duração média  (1/tx atrito)
Duração = 1 ano
Clientes novos = 2000
Receita  anual = 200 000€

Receita média anual por cliente = 20000/2000 =  100€ (receita média de cliente)
Taxa de atrito (taxa de desistência de clientes) = 20%
VCV = Valor do ciclo de vida do cliente – 100€ x 1/0,2 = 500€
 
 Comprova-se que no nosso modelo de negócio o VCV é superior ao CAC.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário