Hoje a equipa foi surpreendida por uma noticia que vinha no jornal Expresso. Uma entrevista com o Guru da hidroponia.
sábado, 22 de junho de 2013
quinta-feira, 20 de junho de 2013
Produto minímo viável
A Smart Urban Farm tem o prazer de apresentar o seu produto mínimo viável.
Este é o nosso primeiro protótipo de produto. Uma entrega ao domicílio ou "em mãos" na nossa unidade produtiva dos nossos produtos hortícolas, com a máxima frescura, de qualidade superior e produzidos quando quiser e na quantidade que mais convier.
Que tal? Acha que comprava? Satisfazia as suas necessidades?
quarta-feira, 19 de junho de 2013
A/B Testing e Campanha AdWords
Após algum trabalho com alguns recuos e avanços, deu-se finalmente hoje ao inicio oficial da campanha.
Apresentamos dois tipos de anúncios, onde cada um está segmentado para um tipo de cliente especifico, de modo que se possa fazer o chamado A/B Testing.
Podem seguir as Landing Pages através dos seguintes links:
Landing Page A
Landing Page B
Reunião com a Mainside
No passado dia 7 a equipa teve uma reunião com a empresa Mainside, na sua sede
na rua de S. Paulo, em Lisboa. Esta empresa é uma empresa de investimentos e
que tem uma parceria com a LX Factory, a nível de gestão, entre outros
projetos, nomeadamente na cidade de Lisboa.
A conversa centralizou-se à volta do novo projeto da LX Factory, no qual a
Mainside vai ter a responsabilidade da gestão do espaço, que se trata da
requalificação do Hospital
do Desterro.
Está previsto neste espaço haver vários polos de
desenvolvimento, nomeadamente existe a ideia de construir uma estufa como
espaço experimental para
o cultivo de produtos vegetais e centro de aprendizagem e observação nesta área
.
Falou-se
de uma eventual
colaboração da Smart Urban Farm com a Mainside, com uma prestação de
serviços técnicos da nossa parte.
Este é um projeto inovador e que vai de encontro à filosofia
e interesses da Smart Urban Farm, pois alia reconversão de espaços com o
cultivo urbano.
Ficámos de agendar outra reunião mais à frente quando o nosso modelo de negócio estiver mais solidificado e quando a Mainside tiver também mais bem definida a sua estatégia de gestão do espaço.
Se quiserem mais informações, podem ler os artigos em baixo.
segunda-feira, 17 de junho de 2013
Fontes de receitas, modelos de pricing, valor do ciclo de vida e custo de aquisição de cliente.
As fontes de receita que a Smart Urban Farm deverá ter serão:
- Transação de produtos hortícolas;
- Aluguer de espaço aos clientes para cultivo dos seus próprios produtos, sendo que a produção será da responsabilidade da Smart Urban Farm.
O modelo de pricing deverá ser um preço baseado no valor (o preço vai ser calculado
tendo em conta o valor percebido pelo cliente), já que a intensão mais relevante será produzir produtos premium ou que sejam mais dificeis de encontrar no mercado.
O Valor do Ciclo de Vida (VCV) permite-nos saber qual o valor médio de cada cliente para o nosso modelo de negócio. Por outro lado, o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) corresponde ao custo médio associado à "activação" de cada cliente. O objectivo final é que o VCV seja superior ao CAC.
Para o nosso modelo negócio os resultados foram os seguintes:
Para o nosso modelo negócio os resultados foram os seguintes:
CUSTO DE AQUISIÇÃO DE CLIENTE NOVO
=Custo vendas &
Marketing / Nº de Clientes novos
Período = 1 ano
Nº de clientes novos = 2000
Custo de Vendas &
Marketing num ano = 160 000€ (Salários=100 000€+Marketing=60 000€)Nº de clientes novos = 2000
CAC = Custo de aquisição de cliente
novo = 160 000€ / 2000 = 80€
VALOR DE CICLO DE VIDA DE CLIENTE
= Receita média cliente x duração média (1/tx atrito)
Duração = 1 ano= Receita média cliente x duração média (1/tx atrito)
Clientes novos = 2000
Receita anual = 200 000€
Receita média anual por
cliente = 20000/2000 = 100€ (receita
média de cliente)
Taxa de atrito (taxa de desistência de clientes) = 20%
Taxa de atrito (taxa de desistência de clientes) = 20%
VCV = Valor do ciclo de vida do cliente –
100€ x 1/0,2 = 500€
Comprova-se que no nosso modelo de negócio o VCV é superior ao CAC.
domingo, 16 de junho de 2013
Reunião com Walter Palma
No último bootcamp solicitámos ao mentor Walter Palma uma reunião de troca de impressões sobre o nosso projeto e alguma orientação em dúvidas que ainda existem, em relação à melhor direcção a tomar neste momento.
A conversa com o Walter foi bastante interessante, tendo saído daí algumas premissas sobre as quais vamos refletir, apesar de já estarmos a trabalhar em algumas, das quais enumeramos algumas:
- Focarmo-nos no segmento B2B no que respeita a restaurantes gourmet e cadeias de hotéis de luxo e em produtos premium;
- Criar uma unidade piloto numa zona de Lisboa pública para, numa primeira fase testar a aceitação do público à ideia;
- Indicou-nos o contacto de algumas pessoas que nos poderão facilitar a ligação com instituições públicas que têm património ao abandono e que poderão ser nossas parceiras.
sábado, 15 de junho de 2013
5º Bootcamp
Este foi o bootcamp onde falámos de fontes de receitas e definição de preços de produto.
Ao fazermos um exercício sobre as fontes de receitas, chegámos à conclusão que poderão ser duas:
a transacção e o aluguer de espaço.
Calculámos no nosso valor do ciclo de vida do cliente e o custo de aquisição de clientes, e subimos ao palco para apresentarmos os nossos valores.
Hoje a sessão foi conduzida pela Karina, na ausência do António Lucena de Faria, que no falou também de produto minimo viável.
Ao fazermos um exercício sobre as fontes de receitas, chegámos à conclusão que poderão ser duas:
a transacção e o aluguer de espaço.
Calculámos no nosso valor do ciclo de vida do cliente e o custo de aquisição de clientes, e subimos ao palco para apresentarmos os nossos valores.
Hoje a sessão foi conduzida pela Karina, na ausência do António Lucena de Faria, que no falou também de produto minimo viável.
sexta-feira, 14 de junho de 2013
Resultados das sondagens
No final desta 4 semana de "Energia de Portugal", a Smart Urban Farm já consegue apresentar algumas estatísticas para as perguntas que está a fazer nas sondagens, para começar a tirar algumas conclusões sobre a sua proposta de valor e relações com o cliente.
As sondagens, até agora, têm sido respondidas e focadas, na sua maioria, para o segmento de clientes particulares, ao contrário das entrevistas que são mais focadas para o segmento Horeca.
Aqui está um resumo das conclusões estatísticas das nossas sondagens até agora.
84% acha importante ou muito
importante o consumo de produtos hortícolas biológicos.
92% acha vantajoso uma
proximidade física e um relacionamento pessoal com o produtor.
93% acha importante ou muito
importante a entrega ao domicilio.
85% acha vantajoso aceder a uma
plataforma web/mobil.
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