quarta-feira, 19 de junho de 2013

A/B Testing e Campanha AdWords

Após algum trabalho com alguns recuos e avanços, deu-se finalmente hoje ao inicio oficial da campanha.

Apresentamos dois tipos de anúncios, onde cada um está segmentado para um tipo de cliente especifico, de modo que se possa fazer o chamado A/B Testing.

Podem seguir as Landing Pages através dos seguintes links:


Landing Page A




Landing Page B


Reunião com a Mainside


No passado dia 7 a equipa teve uma reunião com a empresa Mainside, na sua sede na rua de S. Paulo, em Lisboa. Esta empresa é uma empresa de investimentos e que tem uma parceria com a LX Factory, a nível de gestão, entre outros projetos, nomeadamente na cidade de Lisboa.

A conversa centralizou-se à volta do novo projeto da LX Factory, no qual a Mainside vai ter a responsabilidade da gestão do espaço, que se trata da requalificação do Hospital do Desterro.

Está previsto neste espaço haver vários polos de desenvolvimento, nomeadamente existe a ideia de construir uma estufa como espaço experimental para o cultivo de produtos vegetais e centro de aprendizagem e observação nesta área .

Falou-se de uma eventual colaboração da Smart Urban Farm com a Mainside, com uma prestação de serviços técnicos da nossa parte.

Este é um projeto inovador e que vai de encontro à filosofia e interesses da Smart Urban Farm, pois alia reconversão de espaços com o cultivo urbano.

Ficámos de agendar outra reunião mais à frente quando o nosso modelo de negócio estiver mais solidificado e quando a Mainside tiver também mais bem definida a sua estatégia de gestão do espaço.
Se quiserem mais informações, podem ler os artigos em baixo. 

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Fontes de receitas, modelos de pricing, valor do ciclo de vida e custo de aquisição de cliente.


As fontes de receita que a Smart Urban Farm deverá ter serão:
  • Transação de produtos hortícolas;
  • Aluguer de espaço aos clientes para cultivo dos seus próprios produtos, sendo que a produção será da responsabilidade da Smart Urban Farm.

O modelo de pricing deverá ser um preço baseado no valor (o preço vai ser calculado tendo em conta o valor percebido pelo cliente), já que a intensão mais relevante será produzir produtos premium ou que sejam mais dificeis de encontrar no mercado.

O Valor do Ciclo de Vida (VCV) permite-nos saber qual o valor médio de cada cliente para o nosso modelo de negócio. Por outro lado, o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) corresponde ao custo médio associado à "activação" de cada cliente. O objectivo final é que o VCV seja superior ao CAC.

Para o nosso modelo negócio os resultados foram os seguintes:
  
CUSTO DE AQUISIÇÃO DE CLIENTE NOVO

=Custo vendas & Marketing / Nº de Clientes novos

Período = 1 ano
Nº de clientes novos = 2000
Custo de Vendas & Marketing num ano = 160 000€ (Salários=100 000€+Marketing=60 000€)

CAC = Custo de aquisição de cliente novo  = 160 000€ / 2000 = 80€

VALOR DE CICLO DE VIDA DE CLIENTE
= Receita média cliente x duração média  (1/tx atrito)
Duração = 1 ano
Clientes novos = 2000
Receita  anual = 200 000€

Receita média anual por cliente = 20000/2000 =  100€ (receita média de cliente)
Taxa de atrito (taxa de desistência de clientes) = 20%
VCV = Valor do ciclo de vida do cliente – 100€ x 1/0,2 = 500€
 
 Comprova-se que no nosso modelo de negócio o VCV é superior ao CAC.
 
 

domingo, 16 de junho de 2013

Reunião com Walter Palma

No último bootcamp solicitámos ao mentor Walter Palma uma reunião de troca de impressões sobre o nosso projeto e alguma orientação em dúvidas que ainda existem, em relação à melhor direcção a tomar neste momento.
 
A conversa com o Walter foi bastante interessante, tendo saído daí algumas premissas sobre as quais vamos refletir, apesar de já estarmos a trabalhar em algumas, das quais enumeramos algumas:
  • Focarmo-nos no segmento B2B no que respeita a restaurantes gourmet e cadeias de hotéis de luxo e em produtos premium;
  • Criar uma unidade piloto numa zona de Lisboa pública para, numa primeira fase testar a aceitação do público à ideia;
  • Indicou-nos o contacto de algumas pessoas que nos poderão facilitar a ligação com instituições públicas que têm património ao abandono e que poderão ser nossas parceiras.
 
 
 

sábado, 15 de junho de 2013

5º Bootcamp

Este foi o bootcamp onde falámos de fontes de receitas e definição de preços de produto.

Ao fazermos um exercício sobre as fontes de receitas, chegámos à conclusão que poderão ser duas:
a transacção e o aluguer de espaço.

Calculámos no nosso valor do ciclo de vida do cliente e o custo de aquisição de clientes, e subimos ao palco para apresentarmos os nossos valores.



Hoje a sessão foi conduzida pela Karina, na ausência do António Lucena de Faria, que no falou também de produto minimo viável.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Resultados das sondagens

No final desta 4 semana de "Energia de Portugal", a Smart Urban Farm já consegue apresentar algumas estatísticas para as perguntas que está a fazer nas sondagens, para começar a tirar algumas conclusões sobre a sua proposta de valor e relações com o cliente.

As sondagens, até agora, têm sido respondidas e focadas, na sua maioria, para o segmento de clientes particulares, ao contrário das entrevistas que são mais focadas para o segmento Horeca.

Aqui está um resumo das conclusões estatísticas das nossas sondagens até agora.





84% acha importante ou muito importante o consumo de produtos hortícolas biológicos.

92% acha vantajoso uma proximidade física e um relacionamento pessoal com o produtor.

93% acha importante ou muito importante a entrega ao domicilio.

85% acha vantajoso aceder a uma plataforma web/mobil.

domingo, 9 de junho de 2013

Sondagens

As nossas sondagens já estão "online".
Esta é uma das ferramentas que vamos usar para testar várias das nossas hipóteses, principalmente o segmento de clientes, os canais e a proposta de valor.




Vamos lá responder ao nosso questionário!
É só ir ao link:

https://docs.google.com/forms/d/1b6GeOD1WQQnPZ51G3SVL4qAjGSTpYb509WAYljB5oJY/viewform


Deve de haver por aí muita gente que compra produtos hortícolas regularmente...?!

sábado, 8 de junho de 2013

4º Bootcamp

Hoje, no bootcamp, falámos de canais e relações que pensamos ter com os nossos clientes. Este aspeto é muito importante quando queremos ter a atenção e fidelização dos nossos clientes.
 
É necessário criar interesse pelo nosso projeto nas comunidades relacionadas com hidroponia, agricultura, transformação e consumo de produtos hortícolas (como por exemplo restaurantes), nomeadamente de produtos biológicos e produtos de alta qualidade.
 
Neste momento estamos a começar a criar essa relação através de ferramentas como a nossa página de Facebook, do nosso site e das nossas LandingPages.
 
Em paralelo, estamos a testar as hipóteses de canais diretos, como venda direta ao público e entrega ao domicílio (canal preferencial numa primeira fase), e canais indiretos, como uma plataforma web/mobil, que facilitaria a relação cliente/produtor.
 
Nesta bootcamp também atualizámos o nosso quadro de validações de hipóteses.